Eclético

2001
 

O Castelinho do Flamengo, com seu ar de morada de bruxas, não teria escapado, sem dúvida, ao “ciclone inteligente” desejado por Alcântara Machado para varrer o ecletismo das cidades brasileiras. Até transformar-se em centro cultural no início dos anos 90, sua sorte, com sucessivas ocupações predatórias e beirando a demolição, é exemplar da força ideológica da tabula rasa postulada pelos modernos.[…]
São também apropriações e deslocamentos o que constituem o trabalho de Marcos Chaves. Dos ornamentos superpostos a ornamentos de fios de ouro ligando olhares, lágrimas, cílios, e os múltiplos outros apliques, surgem aparições que reorientam nossa percepção do espaço. Entre os sentidos originais e as diferentes camadas de significações introduzidas, temos uma espécie de descentralização e fragmentação do que se pretendia uma unidade superior, ou seja, do ecletismo enquanto estilo, e de qualquer pretensão historicista. Investindo na decoração, considerada da ordem do falso, do kitsch e do supérfluo. Marcos Chaves opera no hiato invisível entre a linguagem e o visível. E nesse intervalo, seus finos Witz aparecem qual fulgurações, nos quais o humor desestabiliza certezas.
Se o ecletismo delimita períodos e práticas históricas de associação de gramáticas estilísticas, Eclético, adjetivo do qual deriva e nomeia esta exposição, remete a uma conjunção de atos tais como incorporar, copiar, transformar, contaminar, apropriar-se e tem como origem, na Grécia, a posição filosófica de recolher o melhor das opiniões de cada escola. De certa maneira, esta tem sido uma prática do pensamento ocidental, conciliando, por vezes, fundamentos antagônicos. Questionadas as visões teleológicas e evolucionistas da arte, e diante da fragmentação e inexistência de metanarrativas, tem sido generalizado o processo de apropriação enquanto condição de produção artística individual.[…]

Glória Ferreira