Paço das Artes (Carla Zaccagnini)

 

Eclético:  do grego eklekticós, de eklégein, escolher.  Na exposição em que Marcos Chaves realizou as intervenções que deram origem às presentes fotografias, o título “Eclético” era uma alusão à arquitetura do Castelinho do Flamengo, um exemplo típico das construções da virada do século.  Esse termo grego, entretanto, oferece um importante acesso à obra de Chaves, uma vez que o centro de sua produção reside, justamente, na operação básica da escolha e nas implicações desse ato.

As associações de objetos industriais e frases feitas, de refugos e palavras, pressupõem sempre um olhar atento, que filtra, seleciona, exclui e elege significantes dentre a totalidade dos assuntos que se nos apresentam diariamente.  Na intervenção realizada no Castelinho, Chaves destaca as representações antropomórficas em meio a tantos outros elementos decorativos.  Seu olhar seletivo individualiza esses ornamentos e lhes atribui significado aplicando toques de maquiagem que transformam a superfície desses rostos, ressaltando suas particularidades e modificando suas expressões.  Esta maquiagem, entretanto, não está a serviço da estética.  Mais uma vez, como em toda a produção de Marcos Chaves, a intervenção do artista sobre os objetos escolhidos vai de encontro aos sentidos que entrevê ou antevê como potencialidades desses objetos.

A maquiagem, geralmente utilizada para embelezar as feições humanas ou caracterizar personagens, representa também um artifício para corrigir imperfeições ou minimizar os efeitos da idade e do tempo.  Na intervenção de Chaves, bem como nas fotografias decorrentes, soma-se a esses significados uma alusão à pintura das esculturas clássicas, em que a coloração do mármore servia para acentuar as características miméticas das figuras.  Confrontando os relevos moldados às imagens clássicas, o artista estabelece uma linguagem e indica diferenças.  Além de remeter-nos à Grécia antiga, a maquiagem e o uso de cílios postiços, lágrimas de cristal e outros adereços que aludem à artificialidade da beleza ou ao disfarce, aproximam essas faces aos rostos vistos hoje na televisão, no cinema, ou nos desfiles de carnaval.

Ao transformar o registro fotográfico dessa intervenção em nova obra, Chaves reafirma a característica bidimensional do relevo e a reprodutibilidade dessas figuras moldadas, em contraposição às esculturas de que são diluições.  Ao mesmo tempo, o artista transpõe os detalhes selecionados por seu olhar em meio à riqueza ornamental da construção eclética, para o espaço de galerias contemporâneas, em que se busca um espaço de mínima interferência.  Essa atitude reforça a operação de recorte que está no cerne da construção de sua obra.

Escolher (eklégein) consiste em eleger e excluir, e é possível que a dificuldade da escolha resida, principalmente, no ato da exclusão.  Nas fotografias, a exclusão é o foco.  Chaves elegeu as imagens sobre as quais ia trabalhar quando de sua intervenção no Castelinho, e as suas interferências apontaram essa seleção.  Agora, ao enquadrar e ampliar esses detalhes, é a exclusão o que está mais presente, com as imagens deslocadas do seu contexto como ready-mades e aliviadas de todos os outros ornamentos que as acompanhavam.

Carla Zaccagnini